segunda-feira, dezembro 06, 2004

Pergunta sem resposta.

Porquê?
Hoje deixo apenas uma pergunta no ar, porque é que todos os trabalhadores que contactam com o público se intitulam de Relações Públicas?
Porque é que um profissional, academicamente habilitado, tem que ler nas revistas cor de rosa que um qualquer individuo que está à porta ou a falar com clientes de uma discoteca é um Relações Públicas?


2 Comments:

At 5:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Colega
Já tivemos oportumidade de discutir este assunto várias vezes, dado que fomos colegas de turma no mesmo curso.
Realmente é degradante para que, tal como nós, é formado nesta área, ver indivíduos do "jet 7" autodenominarem-se Relações Públicas. Ora, isto vem, precisamente, demonstrar que os indivíduos em questão não têm qualquer espécie de formação específica na área porque, quem efectivamente a tem, sabe que o contacto com o público é apenas a ponta do iceberg e, de qualquer forma, mesmo esse contacto não é feito nos moldes em que estes indivíduos o fazem. "Dar a cara", só porque se é famoso, e andar a conversar com as outras personalidades presentes no local, não é relações públicas, é, tão só e apenas, publicitar a presença de essas, e de outras, personalidades nesse local de modo a tentar atrair mais personalidades e indivíduos anónimos mas de classes sociais elevadas, logo, com dinheiro e prestígio para "colorirem" a casa. Não faço ideia de quanto ganharão por tal árdua tarefa, mas calculo que não sejam mal pagos. No entanto, a emprensa também tem a sua parte neste "engano", dado que duvido que sejam muitos os jornalistas que saibam o que, realmente, é a actividade de Relações Públicas, e continuem, desta forma, a contribuir para a propagação desta ideia errada. Entretanto, os verdadeiros técnicos superiores de Relações Públicas, vêem-se em sérias dificuldades em arranjar uma colocação atractiva, para além do facto de verem a imagem das Relações Públicas, e dos seus técnicos, deteriorar-se devido á má publicidade para a área que são estes "relações públicas côr-de-rosa". Tal facto verifica-se, entre outras coisas, pela diferença de notoriedade e relevância que os técnicos de Relações Públicas têm no nosso paìs e além fronteiras e, também, por se assistir com cada vez mais frequência, á mudança de nome dos gabinetes de Relações Públicas das empresas nacionais devido, precisamente, á imagem que o público em geral tem de um RP, que é a de um indivíduo que ganha um ordenado chorudo para não fazer nada a não ser almoçar com clientes importantes. De onde será que veio esta ideia...?

Abraços
Pedro Domingues

 
At 2:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

oi...
Já por muitas vezes fiz esta mesma pergunta a mim própria,mas julgo que compreendo o porquê disso acontecer. Eu antes de começar a tirar o curso (de RP) julgava que relações públicas era precisamente relacionarmo-nos com o público, com as pessoas, foi dessa ideia q sempre tive que me decidi por tirar este mesmo curso. Não levo a mal por fazerem o que fazem,mas é óbvio que quem sabe o que é ser RP fica um pouco indignado com esse facto, já que acabamos o curso e é muito difícil arranjar um trabalhito...percebe-se!
O que as pessoas sabem (ou julgam que sabem) é que Relações Públicas é ser a imagem d algo, ora é óbvio que aquelas carinhas larocas acabadas de sair de um Big Brother têm futuro garantido como "rp", são o ideal para dar um bom ar ao que representam (se não falarem, claro!!!)na minha opinião.

jokitas,
Daniela

 

Enviar um comentário

<< Home