quinta-feira, dezembro 09, 2004

Empresa e Corpo Humano (Comunicação Interna)

Num dia da minha vida decidi reflectir sobre uma das área das RP (comunicação interna), pela qual tenho uma grande estima, olhei ao meu redor e tentei idealizar na natureza uma situação que demonstrasse a importância da comunicação interna numa empresa.
Descobri! E apesar de pensar que não sou a única pessoa a pensar desta forma, nunca li ou ouvi, até hoje, alguém falar da comunicação interna e dos gabinetes de RP, como eu os retrato nesta minha forma de pensar as coisas.
A melhor comparação que consigo fazer entre partes da natureza e uma empresa, é o próprio corpo humano.

Tal como o corpo humano também uma empresa é constituída por partes vitais para a sua sobrevivência num mercado cada vez mais concorrencial, desde a Administração, passando pelos vários departamentos, divisões, gabinetes, produção todos estão ligados em prol de um bem comum, a prosperidade empresarial que lhes garante o rendimento necessário para continuar a operar.

O corpo humano é, ele próprio, uma pequena empresa, onde tudo é pensado pela “natureza” para que tudo corra na perfeição.

Comparação

O cérebro é uma das partes mais importantes do corpo humano, sozinho usa 20% da energia de todo o corpo e requer constante oxigénio que recebe da corrente sanguínea, tem como função coordenar toda a nossa vida e transmite através de correntes eléctricas (provocadas pelos neurónios) toda a informação para o funcionamento das várias partes que constituem o corpo.

A Administração de uma empresa funciona como um cérebro, coordena, através dos seus administradores (neurónios), todos os passos que uma empresa deve dar para atingir os seus objectivos, normalmente os vários departamentos necessitam de indicações (correntes eléctricas) para executarem determinadas tarefas.

Mas tal como todo o organismo humano um cérebro não funciona sem oxigénio, e este só lhe chega através da corrente sanguínea, que é dirigida pelo coração.

Nesta base podemos comparar todo o corpo humano com os departamentos da empresa, os braços e pernas, são a parte produtiva, a cabeça como já foi referido será a administração, os pulmões serão os recepcionistas e administrativos que recebem a informação do exterior, a boca, esófago e estômago os aprovisionamentos que recebem a matéria prima, e consumíveis para o funcionamento da máquina, tendo os restantes órgãos funções como outras divisões e gabinetes também terão numa empresa.

Como devem ter reparado, não mencionei o coração ou as artérias, e o próprio sangue, não foi esquecimento, mas sim propositadamente já que para mim, graças à minha área (RP) o coração é o gabinete ou divisão de Relações Públicas.

Podem achar que é presunção, porque é que este não pode ser os Recursos Humanos ou outro, e eu tenho uma explicação fácil e válida para o mesmo ser as Relações Públicas.

Sendo as relações públicas uma forma mais completa de trabalho em comunicação empresarial, estas têm a função de controlar toda a informação que passa e circula pela empresa.

Desta forma os RP recebem a informação, tratam e enviam para os diversos locais das empresas (administração incluída), o mesmo se passa com o coração, este recebe o sangue e bomba para todo o corpo, antes de voltar ao coração passa pelos pulmões e trás oxigénio para o enviar de novo para os diversos órgãos, os RP fazem exactamente a mesma coisa, recebem a informação e enviam, recebem nova informação e voltam a enviar, servindo de Gatekeeper da comunicação, existe sempre uma filtragem e tudo o que é informação desnecessária fica retida.

As artérias têm no corpo humano a função de canalização do sangue a todo os órgãos, nas empresas podemos dizer que as artérias são os veículos de informação, os Boletins internos, brochuras, intranet, comunicados, etc. estes servem para levar a informação a todos os departamentos e administração, sendo o sangue a comunicação e o oxigénio a informação.

Teoria da comunicação interna

No sentido em que coloco a empresa como um espelho do corpo humano, também esta pode ter doenças, ou seja, se não existir um cuidado com a empresa no geral ou com qualquer departamento, divisão ou gabinete, este pode adoecer, e acaba por provocar grandes males à vida normal de uma empresa.

A comunicação interna é de grande importância nesta tentativa de não deixar a empresa adoecer, pois tenta-se com ela manter todas as componentes da empresa satisfeitas e motivadas, uma componente da empresa sem informação pode sentir-se à margem do conceito geral e acabar por perder o rendimento que se espera do mesmo.

No corpo as coisas são semelhantes, se o sangue não chegar a todo o lado os órgãos sentem e acabam por perecer de algum mal.

As relações públicas também não podem dar-se ao luxo de falharem, pois todo o fluxo de informação é controlado por este, se é enviada informação deturpada ou inválida, a empresa pode vir a sofrer com esta falha de informação e o funcionamento normal pode sair fragilizado.

No corpo humano passase o mesmo, o sangue tem de estar limpo, caso contrario pode vir a provocar doenças nos vários órgãos que seram dificeis de eliminar e que por vezes levam mesmo à morte.

As RP não podem parar pois uma empresa vive de informação, daquela que recebe dos públicos internos, externos, parceiros, concorrentes, etc. para depois a canalizar, se os RP não funcionarem toda a máquina acaba por mais tarde ou mais cedo ceder, e a empresa abre falência.

O coração quando para, provoca a morte do seu corpo.

Conclusão

Todas as partes da empresa são importantes, e todas podem fazer ceder uma estrutura, por isso as empresas trabalham melhor se todos estiverem em sintonia, se todos os locais da mesma estiverem a trabalhar no mesmo sentido, e só se consegue atingir esta sintonia ou trabalho conjunto se o fluxo de informação for bem feito, dirigido e controlado pelas RP.

Normalmente nas empresas tende-se a pensar que as RP só servem para fazer umas festas, organizar uns eventos e pouco mais, e normalmente esquecem-se de quem tem o Know How da comunicação, passando esta a ser controlada pelos Recursos Humanos, estrutura desenvolvida e competente para a gestão do pessoal mas que normalmente sente muitas dificuldades no trabalho com a informação.

(PA)

1 Comments:

At 3:49 da manhã, Blogger Unknown said...

Como administrador q estou me formando devo lhe informar que em TGA ( teoria geral da administração) Fayol ja fez essa relação recomendo que leia voce vai gostar.

 

Enviar um comentário

<< Home