quarta-feira, julho 13, 2005

A importância da Comunicação Empresarial

A empresa cria laços fortes com os seus clientes, laços estes que ficam fortalecidos, ou não, conforme a forma que a empresa utiliza para comunicar com estes.

Os clientes são exigentes, as mutações na sociedade e a forte concorrência de mercado levam a que um cliente não satisfeito mude de "parceiro" comercial ... hoje em dia, os clientes não aceitam o médio e desejam sempre o máximo, uma empresa que deseja prosperar não se pode dar ao luxo de ir ao sabor da corrente, tem de inovar nos produtos e serviços que oferece, na sua presença de mercado e acima de tudo na sua forma de comunicar.

Um cliente só fica fidelizado se se sentir parte da empresa, se sentir que a empresa se preocupa com ele ou com qualquer dos seus medos e problemas (responsabilidade social) ...

Os problemas ambientais, sociais, económicos etc. têm de estar na agenda diária de uma instituição, não impera mais a ordem do olhar para o umbigo, essa fase já terminou, a globalização está à porta e as instituições não podem correr o risco de cair no poço do silêncio, têm de estar nas boas graças do povo, enfim têm de ser agentes de construção social.

Neste sentido a Comunicação ganha um destaque muito importante, pois não faz qualquer sentido fazer e não dizer que o fizemos ... que importa ser uma empresa certificada ambientalmente se ninguém sabe, que importa ajudar e participar nas campanhas de caris social se não existe um ganho acrescido de notoriedade.

As empresas têm de fazer mais pela sociedade onde elas próprias estão inseridas, mas tão importante como fazer é comunicar os feitos ... as empresas gastam dinheiro na publicidade aos seus produtos, fazem promoções, na tentativa de vender mais, esquecendo que mais importante que vender agora é fidelizar para vender depois.

4 Comments:

At 6:43 da manhã, Blogger alanna983zane said...

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At 4:31 da tarde, Blogger Vagner de Carvalho Silva said...

Temos conteúdos que se combinam e por isso resolvi te indicar meu blog para voc~e e teus leitores....poderiamos fazer uma parceria para melhorar nossos conteúdos. O meu Blog é http://vagnerdecarvalho.blogspot.com/
Poderiamos pensar em criar um blog único, falei com outra pessoa que faz um blog de RP também.

 
At 4:33 da manhã, Blogger Clarissa Tyler said...

Adorei seu blog. Rp é meu assunto preferido, não é à toa que estou cursando na faculdade! =) Voltarei sempre aqui para ler os artigos! beijos

 
At 3:20 da tarde, Blogger Mário Simões da Costa said...

Sem sombra de dúvida as empresas de hoje têm acima de tudo que se preocupar em conquistar o próprio apoio dos seus consumidores, isto é, satisfazer em todos os pontos os interesses dos consmuidores, pois isso só leva à fidelização dos mesmos e, mais uma vantagem, à passagem "boca-em-boca" dessa filosofia, logo, mais clientes. A proximidade com os clientes, o tratar cada um como se fosse o único, o mais importante, não é uma ideia absurda, é sim a maneira mais adequada de, nos dias de hoje, com a competição feroz que se sente e a quantidade de alternativas, conseguirmos a fidelização do sucesso. Isto porque os clientes gostam de se sentir únicos, especiais, e se uma empresa lhes dá isso, lado a lado com a qualidade, as preferências viram-se todas nesse sentido, por isso não há que ter dúvidas: é muito mais importante preocuparmo-nos com o interesse do cliente do que com os números porque um gerará outro.

 

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