terça-feira, novembro 22, 2005

Desmotivação = Falta de Comunicação

Comunicar é o acto de por em comum ...

A actualidade trás às empresas desafios que não podem ser ultrapassados sem uma utilização correcta da comunicação ...As instituições vivem da relação que mantêm com os seus públicos, vivem da sua imagem e reputação, não podendo descurar uma boa comunicação entre as partes.Em Portugal vive-se, principalmente na função pública, com a ideia de que os públicos não devem ser informados, e que apenas se deve dizer aquilo que cada administrador pensa ser necessário ... ora não pode existir uma boa relação entre públicos quando estes escondem sucessivamente informação relevante entre as eles.O problema é geral, e chega a ter contornos muito graves quando nos apercebemos que a falta de comunicação começa para com os próprios colaboradores.Sem comunicação entre colaboradores e administração, nasce a desconfiança, nasce o boato, nasce o descontentamento e a desmotivarão ... sem nos aperceber-mos nasce um problema bem mais grave nas empresas, ou seja, a falta de produtividade ... e começa a velha história nacional, produzimos pouco logo não podemos fazer crescer a economia e temos de apertar o cinto ...Isto não deixa de ser um ciclo vicioso, apertando o cinto nasce mais descontentamento e os níveis motivacionais decrescem ... Em Portugal pense-se que só de dinheiro vive o homem, e que se der-mos mais dinheiro as pessoas auto-motivam-se ... mentira, podem dar-me o dobro do ordenado, sem fazer aquilo que gosto, sem condições de trabalho, sem informação, não consigo vestir a camisola da empresa, não consigo sentir o espirito da empresa e não sei para quem trabalho nem porque trabalho.A informação, sentir que a empresa confia em mim, sentir que posso dar tudo à empresa pois esta também me dá tudo é um ponto positivo para a motivação e o gosto pelo trabalho ... resultado, acréscimo de produtividade.O ser humano vive da comunicação, e numa altura e que existem cada vez mais meios para veicular esta informação as empresas tendem a fazer tudo ao contrário ...mais tarde não se arrependam ... mais tarde podem ter conflitos bem mais graves que o simples facto de passarem uma informação sobre uma mudança.